Dr.ª Sara Mateus,

Licenciada em Dietética e Nutrição e Pós-Graduanda em Nutrição Funcional e Suplementação Individualizada na Prática Clínica.

Membro da Ordem dos Nutricionistas (6025N) em Portugal, e membro do Institute for Functional Medicine, nos Estados Unidos.

Certificação Applying Functional Medicine in Clinical Practice (AFMCP), Europe 2025, pelo Institute for Functional Medicine.

Até ao momento, tem realizado formações complementares nas áreas da Medicina e Nutrição Funcional, Doenças Crónicas, Saúde Feminina, Medicina Estética e Longevidade.

Inspirada pela sua paixão em promover saúde e qualidade de vida, acredita que a essência do verdadeiro bem-estar reside no equilíbrio entre os pilares físico, emocional e espiritual.

A sua vocação é transformar vidas, capacitando os pacientes a adotar hábitos saudáveis e duradouros, por meio de planos individualizados e orientados para resultados.

Além de uma saúde equilibrada, atua sobre o conceito de uma vida plena e vibrante, onde a energia e vitalidade se encontram, promovendo a qualidade de vida e longevidade. 

Clinical Nutritionist

Medicina Funcional

A Medicina Funcional pergunta “Porquê?” e “Como?” é que a doença ocorre, e restaura a saúde ao abordar a raíz do problema.

Cada um de nós nasce com um genoma único. O modo como vivemos a vida, incluindo o meio em que nos inserimos, os hábitos alimentares, os padrões de sono, stress, e de atividade física, podem alterar a nossa expressão genética.

Assim, cada pessoa apresenta um fenótipo bioquímico único, e, de acordo com o seu estilo de vida, pode criar uma suscetibilidade maior ou menor de doença, por ativar ou silenciar determinados genes.

A Medicina Funcional tem por base uma abordagem de natureza preventiva.

Com recurso a exames avançados, procede à deteção e compreensão de alterações orgânicas que possam conduzir a processos patológicos, projetando um plano de intervenção integrado, individualizado e direcionado para a modulação e correção de disfunções fisiológicas.

O propósito da Medicina Funcional não é apenas tratar condições existentes, mas fundamentalmente prevenir o surgimento de novas complicações no futuro, promovendo a plenitude do bem-estar físico e emocional a longo prazo, e otimizando o estado de saúde em todas as suas vertentes.

“Let food be thy medicine and medicine be thy food.”

― Hippocrates

A Nutrição é um dos pilares da Medicina Funcional, utilizando a alimentação como primeira linha de tratamento, enquanto ferramenta poderosa para restaurar e manter a saúde.

Os nutrientes têm a capacidade de modular o funcionamento de todos os processos e reações que ocorrem no nosso organismo, e os défices nutricionais podem estar na origem de desregulações. Em casos de doença ou disfunção já instalada, os alimentos ou as propriedades dos mesmos podem levar ao agravamento dos sintomas ou, por outro lado, auxiliar no tratamento.

Através da modulação da inflamação crónica, atuando a nível da saúde intestinal e imunológica, e restaurando o equilíbrio hormonal e metabólico, os compostos bioativos, presentes em determinados alimentos, têm o poder de otimizar a função dos sistemas biológicos. 

Além de nutrir o corpo e fornecer energia, a alimentação tem um papel ativo na prevenção e tratamento de desequilíbrios no nosso corpo, promovendo uma vida mais longa e saudável.